11/10/2025 16:00
Paulo Belence Alves Dos Prazeres Filho, Brazil
Estádio Joaquim Portugal - Minas Gerais
O Athletic teve apenas oito finalizações contra 24 do Goiás, mas superou o Esmeraldino em chances claras de gol (2 a 1). Ambas foram no mesmo lance e terminaram na trave, desperdiçadas por Ronaldo Tavares (0.19 xG) e Guilherme Cachoeira (0.76 xG). Foi a primeira vez que o Esquadrão acertou a trave duas vezes em um jogo no Brasileirão Série B 2025.
Mesmo disputando apenas o segundo tempo, Wellington Rato – que sofreu e converteu o pênalti que salvou um ponto para o Goiás – liderou o Esmeraldino em finalizações na partida contra o Athletic (4, ao lado de Jajá).
Com o passe para o gol de Yuri, Ronaldo Tavares (Athletic) tornou-se apenas o terceiro jogador – e o primeiro atacante – a registrar cinco ou mais gols (8) e assistências (5) no Brasileirão Série B 2025.
Dos sete adversários que o Goiás enfrentará até o fim do Brasileirão Série B 2025, o Athletic é o único a começar a 32ª rodada na metade de baixo da tabela (os outros são Chapecoense, Criciúma, Athletico Paranaense, Cuiabá, Novorizontino e Remo). No entanto, o Esmeraldino perdeu do Esquadrão no primeiro turno (1x2 em casa, em junho).
Ronaldo Tavares marcou dois dos quatro gols do Athletic na goleada sobre o Operário na rodada passada e foi responsável também pelo tento que deu a vitória ao Esquadrão contra o Goiás no primeiro turno (2x1 em junho).
O que era uma série invicta de cinco jogos no Brasileirão Série B 2025 para o Goiás (1V 4E) virou uma sequência de quatro jogos sem vencer no campeonato (3E 1D) após perder do CRB na rodada passada. Por outro lado, a última vez que o Esmeraldino teve uma seca de vitórias de cinco ou mais partidas foi nas primeiras sete rodadas de 2018 (2E 5D).
O Athletic marcou mais gols em seus últimos três jogos no Brasileirão Série B 2025 (7) do que nos oito anteriores somados (6). Por outro lado, o Esquadrão também sofreu nove gols em suas últimas cinco partidas no campeonato.
Na última rodada, Sandry (Athletic) se tornou o primeiro jogador a realizar oito desarmes em uma partida no Brasileirão Série B 2025. O recorde anterior era de no máximo sete roubadas de bola (12 ocorrências).