24/07/2025 19:00
Jonathan Benkenstein Pinheiro, Brazil
Arena NicNet - Ribeirão Preto, São Paulo
Diego Gonçalves é apenas o segundo jogador a marcar dois ou mais gols em duas partidas diferentes no Brasileirão Série B 2025 (hoje contra o Botafogo e na terceira rodada diante do Athletic). O primeiro foi Pedro Rocha, do Remo (também duas vezes).
O Criciúma venceu seu terceiro jogo seguido no Brasileirão Série B 2025, sequência que já havia alcançado entre o começo e o meio de junho. Apenas dois outros times engataram duas séries diferentes de três ou mais vitórias no campeonato até aqui (Goiás e Coritiba).
Diego Gonçalves abriu o placar para o Criciúma aos 5:05 do primeiro tempo contra o Botafogo. O Tigre é um dos três times com mais gols nos seis minutos iniciais de partida no Brasileirão Série B 2025, ao lado de Amazonas e CRB (três cada um).
O Criciúma tem a quinta melhor campanha do Brasileirão Série B 2025 desde a estreia de Eduardo Baptista, na sétima rodada (18 pontos conquistados – 5V 3E 3D). O técnico assumiu o comando com o Tigre na 15ª posição (1V 2E 3D em seis partidas).
Depois de empatarem os dois primeiros confrontos diretos entre si na história do Brasileirão Série B (em 1982 e 1992), Criciúma e Botafogo nunca mais fizeram um jogo que terminou com placar igualado na Segunda Divisão. Foram cinco vitórias do Tigre e três do Fogão desde então.
Se derrotar o Botafogo nesta quinta-feira, o Criciúma se tornará apenas o terceiro time a conseguir mais de uma sequência de três vitórias seguidas no Brasileirão Série B 2025 – tendo vencido Atlético Goianiense e Ferroviária nas últimas duas rodadas. Até agora, apenas Goiás e Coritiba alcançaram este feito (duas vezes cada).
Artilheiro do Botafogo com quatro gols, Alexandre Jesus não marca há oito jogos no Brasileirão Série B 2025. Esta já é a maior seca de gols de sua carreira em uma temporada na Segunda Divisão.
Desde que virou titular do Criciúma na 12ª rodada, Jhonata Robert lidera o time em gols marcados (2, ao lado de Nicolas e Marcinho), finalizações (17 – mais que o dobro dos vice-líderes Matheus Trindade, Diego Gonçalves e Nicolas, com oito cada um) e chances criadas (10) no Brasileirão Série B 2025.