03/12/2024 21:00
***
Estádio Heriberto Hülse - Criciúma, Santa Catarina
O Flamengo cobrou seu quinto pênalti no Brasileirão Série A 2024, o maior número do campeonato. Além disso, a partida deste sábado contra o Criciúma marcou a primeira vez que duas penalidades foram assinaladas para a mesma equipe nesta edição da competição.
Gustavo, do Criciúma, se tornou o primeiro goleiro a defender dois pênaltis no Brasileirão Série A 2024: neste sábado pegou a cobrança de Pedro e em abril parou o disparo de Vegetti, do Vasco. Ele também já sofreu três gols de penalidade na competição, contra Palmeiras, Vitória e o próprio Flamengo.
Gabriel Barbosa voltou a marcar pelo Flamengo após mais de um mês: seu último tento havia sido na virada sobre o Vasco por 6x1 no Brasileirão Série A 2024, no início de junho. Nesse período, disputou quatro partidas sem balançar as redes.
O Flamengo pontuou em sete dois oito jogos de pontos corridos contra o Criciúma em Brasileirão Série A (5V 2E 1D). Além disso, jogando em casa, o Rubro-Negro nunca perdeu para o Tigre em Primeira Divisão (8J, 6V 2E).
O Flamengo balançou as redes em seus últimos 12 jogos de Brasileirão Série A – o Rubro-Negro não emenda 13 partidas fazendo gol na competição desde julho – outubro de 2022 (13J). O Criciúma, por sua vez, marcou em todos seus 15 compromissos na Série A em 2024.
O Criciúma tem duas vitórias como visitante no Brasileirão Série A 2024 (1E 4D) e uma delas foi justamente contra um time do Rio de Janeiro: 4x0 sobre o Vasco em São Januário.
Apenas 21% das finalizações do Flamengo no Brasileirão Série A 2024 foram originadas em bola parada, a segunda menor marca da competição (superando os 20% do Cruzeiro). Por outro lado, o Rubro-Negro é o único time que sofreu mais gols de bola parada do que de bola rolando no campeonato (9 a 8).
O Criciúma teve mais finalizações que seu rival em três de seus últimos quatro jogos como visitante no Brasileirão Série A 2024 (contra Corinthians, Vitória e Atlético Goianiense).